iPhone

. 10 de julho de 2007
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O iPhone é pequeno, ligeiro, e como qualquer produto Apple nenhum detalhe de design foi deixado ao acaso.
Não tem teclado, não tem capa de protecção: o desenho é simples e eficaz.

O telefone distingue-se dos seus concorrentes pelo seu grande ecrã, multi sensorial.

Concretamente, aquilo permite por exemplo fazer zoom pondo a polegar e o indicador sobre o ecrã. Afastam os dedos para aumentar, apertam para reduzir.

O iPhone propõe todas as funcionalidades de um iPod vídeo, o que significa:
- Música e vídeo
- Fotografias
- Agenda

As funções vídeos e fotografias beneficiam imensamente do ecrã largo. Quando gira o iPhone de 90 graus, passa automaticamente em modo "paisagem", e ver vídeos torna-se muito confortável. A interface para navegar na sua lista de música é bastante diferente do iPod, e inspira-se muito no iTunes. Reencontra-se desta forma a vista 3D, ou Cover Flow, permitindo navegar entre as capas dos álbuns.

Acesso Internet
Como qualquer telemóvel recente, o iPhone permite navegar na Internet. Enquanto que a maior parte dos seus concorrentes utiliza a versão móvel do Opera, o iPhone utiliza o Safari da Apple. Isto dá-lhe uma nítida vantagem nos sites que fazem um uso intensivo do AJAX.

Alem do Safari, o iPhone propõe uma aplicação de mapas (baseado em Google Maps) e uma aplicação YouTube. Mas não se pode aceder directamente à YouTube utilizando Safari? Não, não é possível porque a versão Safari presente no iPhone não suporta o Flash. É ao meu parecer um dos maiores defeitos do iPhone, mas pode-se esperar que uma actualização "software" venha corrigir esta falha. Para conectar-se, duas soluções: quer a rede Edge do operador AT&T (na qual deve ter a sua assinatura móvel para utilizar do iPhone), quer o WiFi. Pois bem, Estados Unidos obrigam, o iPhone não é compatível com as redes 3G.

Alguns pontos negativos
Se o iPhone traz numerosas inovações que fazem provavelmente tremer os concorrentes, algumas nuvens vem escurecer o céu por cima do iPhone.

- O preço: 600 dólares e a obrigação de subscrever uma assinatura de 2 anos com a AT&T (excepto caso específico). É ainda mais caro por os produtos de Apple serem conhecidos por ter um ciclo de vida muito curto: tenho a certeza que em menos de um ano, um novo iPhone vai sair, corrigindo os defeitos deste e acrescentando novas funcionalidades (3G?).
- O teclado: de acordo com Steve Jobs habituamos-nos rapidamente ao teclado virtual, mas devo dizer que é bastante frustrante. Impossível teclar com os dois polegares, é necessário utilizar o seu indicador direito (ou esquerdo para os canhotos). As teclas são pequenas e é fácil enganar-se.
- Ligação lenta: enquanto que a 3G começa a espalhar-se nos Estados Unidos, o iPhone continua a estar bloqueado na lenta e envelhecida rede Edge. A solução de acordo com a Apple seria encontrar um ponto de acesso WiFi para uma conexão mais rápida, mas por experiência nem sempre é fácil.

Europa?
O iPhone está pelo momento disponível apenas nos Estados Unidos. Bem que não haja um anúncio oficial, parece evidente que o iPhone mais tarde ou mais cedo será lançado na Europa e na a Ásia. Os rumores falam da T-Mobile para a Alemanha e da Vodafone para a Grã-Bretanha. Para Portugal ainda não há informações, mas não duvido que o iPhone esteja disponível no seu lançamento apenas num único operador. Então, qual do três terá a possibilidade de ser escolhido pela Apple para ser o operador do iPhone em Portugal?

fonte newticias